Um trauma em "chicote" (Inglês: Whiplash) é uma lesão cervical que ocorre nos músculos, ligamentos e tendões do pescoço, resultantes de uma súbita aceleração e desaceleração do movimento da cabeça. Um exemplo comum desta lesão é um acidente automóvel. Este movimento súbito causa lesões nestes tecidos, o que conduz a disfunções, à formação de tecido cicatricial e desalinhamento das vértebras espinhais.
Quais são os sintomas de trauma de "chicote"?
Frequentemente, dores fortes nos músculos do pescoço que se encontram lesionados, nomeadamente na posição anterior, posterior ou lateral do pescoço. Por vezes, ocorrem espasmos musculares severos que se apresentam como um mecanismo de proteção, impedindo o movimento da cabeça, conhecidos como torcicolo (sensação de coluna torta ou inflexibilidade do pescoço).
Qual é a causa de um trauma de "chicote"?
A causa mais comum são os acidentes rodoviários. Normalmente, ser atingido na parte de trás do carro quando imobilizado num semáforo. A cabeça move-se para a frente e para trás de uma forma muito violenta e rápida. Outras causas incluem quedas, desportos de contacto, e atividades recreativas como parques de diversões com montanhas-russas e divertimentos giratórios.
Como tratar um trauma de "chicote"?
Primeiramente, o paciente deve ser devidamente avaliado, de forma a garantir que não ocorreram roturas completas dos tecidos moles. Os espasmos musculares devem ser abordados com diferentes tratamentos, incluindo gelo, massagem e, por vezes, medicamentos anti-inflamatórios. Mais importante ainda, o alinhamento das vértebras da coluna deve ser corrigido de modo a permitir uma cicatrização adequada e a diminuição da formação do tecido cicatricial. O tratamento e cicatrização pós-lesão cervical decorre num período mínimo de seis a oito semanas.