Coluna Cervical

Voltar

  • O que é a Coluna Cervical?

    A Coluna Cervical é comumente denominada de “ossos do pescoço”. Consiste em 7 ossos, conhecidos como vértebras. A primeira vértebra cervical é designada Atlas e a segunda Áxis. Juntas, estas vértebras são responsáveis por aproximadamente 50% da rotação do pescoço

  • Porque é que é importante a saúde da Coluna Cervical?

    A Coluna Cervical é o local onde o crânio (cranium) se localiza no Atlas e onde se localiza o tronco cerebral. O tronco cerebral funciona como uma estação retransmissora que permite todas as funções corporais. Os nervos que “saem” da coluna cervical controlam, de igual modo, a nossa visão, audição, olfato, equilíbrio, paladar, músculos da face, coração, pulmões, braços, mãos, músculos das costas e o diafragma, que controla a nossa respiração.

  • Possíveis problemas da Coluna Cervial

    O principal sintoma da coluna cervical é a dor, assim como a artrite. Outras patologias incluem dor de cabeça, tonturas, problemas respiratórios (como a asma) e cardíacos, hipertensão arterial, dor, dormência e/ou perda da força nos ombros, braços e mãos. Traumatismos severos da coluna cervical podem resultar numa paralisação parcial ou total dos braços e pernas, ou numa incapacidade de respirar.

  • Prevenir problemas na Coluna Cervical

    Primeiramente, deve ser mantida uma postura adequada enquanto trabalha, olha para os dispositivos eletrónicos ou vê televisão. Em segundo lugar, a escolha da almofada é muito importante, assim como a posição durante o sono. Deve manter sempre a coluna cervical alinhada. Caso contrário, será criado um mecanismo de stress nos tecidos moles, que levará a uma degeneração prematura, artrite e vários outros sintomas referidos anteriormente.

  • Como tratar da Coluna Cervical

    O mais importante é avaliar a coluna cervical em conjunto com um especialista. O primeiro indicador de potenciais problemas é a postura. Quando a postura é corrigida, vários dos problemas de saúde referidos anteriormente podem ser evitados. Pode não sentir dor, mas existe uma grande probabilidade de sofrer de outros problemas associados à coluna cervical. A prática regular de atividade física, alongamentos e exercícios de flexibilidade envolvem, geralmente, a coluna cervical, e são bastante benéficos quando realizados de forma correta. Utilize uma almofada ergonomicamente adequada. Lembre-se de que passamos 1/3 das nossas vidas a dormir. Uma boa postura durante o sono é a melhor forma de manter a saúde da coluna cervical.

Explore algumas condições comuns que tratamos

Pode filtrar o conteúdo por categorias